Encerram-se no dia 30 deste mês as inscrições das candidaturas ao programa de intercâmbio estabelecido entre a Sociedade Brasileira de Física e a American Physical Society. Graças a ele, professores e alunos de pós-graduação em física brasileiros terão uma ótima oportunidade para mostrar seu trabalho nos Estados Unidos.
“Não foi fácil conseguir este acordo e esperamos que a comunidade reaja com entusiasmo, enviando propostas que representem o que há de melhor na física nacional”, diz Celso de Melo, presidente da SBF. “Qualquer tema ou projeto que esteja relacionado à física será bem-vindo, mas serão aprovadas, evidentemente, apenas as propostas que tenham conteúdo científico de qualidade”, ressalta.
Voltada a estudantes de pós-graduação e professores de física, tanto no Brasil como nos EUA, a iniciativa se divide em duas vertentes. (Em ambas, o suporte financeiro ao lado brasileiro foi garantido pelo apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.)
A primeira, voltada para Visitas de Estudantes de Física Brasil-EUA, é focada em pós-graduandos que busquem bolsas para viagens ao outro país destinadas à participação de cursos de curta duração ou escolas de verão, visitas a um professor em sua área específica, trabalho temporário em laboratórios ou outras atividades. O valor dessa bolsa está limitado em 3.000 dólares americanos.
A segunda, destinada a professores, é o Programa Cátedras Brasil-EUA, que patrocina físicos que queiram ministrar cursos de curta duração ou uma série de palestras no outro país. Para esses casos, o valor máximo de bolsa é de 4.000 dólares.
O volume de recursos aplicados incluirá passagens aéreas e diárias para os pesquisadores durante todo o período no exterior.
Os candidatos brasileiros devem enviar seus projetos para Maria Beatriz Mattos ( biamattos@sbfisica.org.br biamattos@sbfisica.org.br ) e os americanos para Michele Irwin, APS Office of International Affairs ( Irwin@aps.org Irwin@aps.org ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário