"Para o pensador, não se aprendem apenas idéias ou fatos mas também atitudes." (Anísio Teixeira)

sábado, 22 de outubro de 2011

Curso traz a Belém o físico Mohan Munasinghe

Questões relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável serão a base do curso que será promovido em Belém a partir da próxima segunda-feira (24) pelo economista e físico Mohan Munasinghe, um dos mais conceituados intelectuais na área de desenvolvimento sustentável, Prêmio Nobel da Paz em 2007. A iniciativa do curso, que segue até sexta (28) no Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará (UFPA), é do Instituto Tecnológico Vale (ITV), instituição sem fins lucrativos, vinculada à Vale, cuja missão é criar opções de futuro por meio de pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologia.
Munasinghe é presidente do Instituto para o Desenvolvimento Munasinghe (Sri Lanka) e diretor geral do Instituto Consumo Sustentável na Universidade de Manchester (Reino Unido). Em 2007, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), do qual era vice-presidente, dividiu o Prêmio Nobel da Paz com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore. O paraense Luiz Carlos de Lima Silveira, diretor científico do ITV Belém, diz que a meta principal do curso é a formação de Recursos Humanos na área de desenvolvimento sustentável. A atividade recebeu um grande número de inscrições, mas apenas 40 pessoas foram selecionadas: 20 das universidades e 20 das várias áreas da Vale.
O curso discutirá o desenvolvimento de uma base transdisciplinar chamada “sustenômica” e abordará métodos analíticos e critérios de tomada de decisão para tornar o desenvolvimento econômico, ambiental e socialmente mais sustentável.
“Queremos formar profissionais na área de sustentabilidade capazes de tomar decisões a partir da visão multidisciplinar e foco no equilíbrio entre os diversos aspectos do desenvolvimento”, explica Luiz Silveira. Haverá ainda uma palestra proferida pelo cientista na quarta-feira, aberta ao público em geral e com tradução simultânea. Será realizada às 15h, no auditório Benedito Nunes, no Centro de Convenções da UFPA. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário